sábado, 1 de fevereiro de 2014

Dicas para resolução de problemas de Física

Física em geral, é uma matéria de grande dificuldade para muitos alunos. Só de ouvir falar em fórmulas já pensam na nota vermelha da prova. Mas isso não precisa ser assim. Separei cinco dicas que podem ajudar você a aprender e estudar física sem estresse; confira a seguir.

01 – Problemas de física não são resolvidos com fórmulas ou macetes, mas com fundamentos de física, raciocínio e matemática.

02 – Leia com atenção o enunciado do problema antes de começar a resolvê-lo. Esta parece ser uma dica desnecessária, mas não é. É muito comum o aluno não entender detalhes envolvidos na situação devido a uma leitura superficial do enunciado. Pressão manométrica é diferente de pressão. Velocidade relativa é diferente de velocidade;

03 – Durante a leitura, tente descobrir os princípios físicos envolvidos na situação A energia mecânica é conservada? É preciso corrigir a variação da aceleração da gravidade durante o trajeto do objeto? A força de atrito deve ser considerada? Há necessidade de fazer correções relativísticas? O empuxo do ar é relevante?

04 – Faça um desenho esquemático da situação envolvida no problema. Se o problema se desenvolve em várias etapas, faça um esquema que mostre a evolução da situação, mesmo que isso resulte em mais trabalho. Indique no esquema as variáveis escalares e vetoriais envolvidas e associe essas variáveis a símbolos e abreviações consistentes. Não utilize o mesmo símbolo ou abreviação para variáveis diferentes;

05 – Sempre indique os referenciais de espaço, de tempo, de energia potencial, etc. necessários no desenho esquemático. Como analisar a resposta obtida para a velocidade vx = 10 m/s de um objeto, sem um referencial xyz?


06 – Evite o decoreba, ao invés de tentar decorar todas as fórmulas, procure entender como elas foram desenvolvidas. Assim será muito mais fácil deduzir qual é a fórmula ideal para o problema apresentado e não dependerá de sua memória para acertar a questão.

Um comentário: